Colégio de Presidentes de CAIC realiza última reunião itinerante de 2016 em Linhares
Postado em: 20/12/2016
O Colégio de Presidentes da Comissão de Advogados em Início de Carreira (CAIC) realizou, na última sexta-feira (16), a última reunião itinerante deste ano.
O encontro aconteceu na sede da 3ª Subseção da OAB de Linhares e contou com a participação dos presidentes das CAICs de Serra, Aracruz, São Mateus, Cariacica, Castelo, Vila Velha, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim.
No encontro, a presidente da Comissão Estadual de Advogados em Início de Carreira (CEAIC), Natálya Assunção, apresentou aos presidentes das CAICs o plano anual de atividades referente ao ano de 2017.
Dentre as propostas apresentadas, constam a atualização e desenvolvimento de projetos como o de “Iniciação à Advocacia”, “Empreendedorismo na Advocacia” e “CEAIC Social”.
De acordo com a presidente da CEAIC, dos 17 mil advogados atuantes no Espírito Santo, estima-se que a metade é de jovens profissionais em início de carreira. E os trabalhos das Comissões vêm de encontro com a necessidade de fomentar a capacitação e a inserção dos jovens advogados no mercado de trabalho.
“Os jovens advogados e as jovens advogadas são aqueles com até cinco anos de carreira. O que temos sentido é que se tem ampliado a participação desse público na Ordem, seja lá na Seccional, em Vitória, seja nas Subseções. Temos conseguido aprovar vários planos, fomentar mesmo a jovem advocacia, quer seja na capacitação, quer seja na inserção no mercado de trabalho”, disse Natálya Assunção.
Conforme ela, além das frentes de trabalho como Tabela de Diligências e Piso Salarial, desenvolvidas pela CEAIC, as CAICs dispõem de suas próprias atividades, que são importadas, inclusive, para outras Comissões. Como é o caso do projeto de doação de sangue, desenvolvido pela CAIC de Linhares:
“Nós importamos o projeto de doação de sangue que foi feito primeiramente aqui e levamos também para a Seccional, em Vitória. Logo, essa troca de experiência é muito bacana. E o Colégio de Presidentes serve justamente para promover esta união. Por mais que haja telefone e aplicativos, precisamos ter esse contato físico para planejarmos nossa atuação no ano de 2017. Precisamos que todos consigam andar na mesma linha, para que a CAIC de Castelo tenha a mesma atuação da CAIC de São Mateus, por exemplo”, frisou a presidente.
Indagada sobre os motivos pelos quais os levaram a realizar a última reunião em Linhares, Natálya Assunção destacou o excelente desempenho da Comissão recém-formada no município. “A 3ª Subseção tem toda a infraestrutura para estar nos recebendo. Tem uma jovem advocacia muito ativa. A CAIC foi formada agora, em 2016, e já conseguiu desenvolver vários projetos. É muito interessante”, apontou.
Segundo o advogado Patrick Negrelli, presidente da CAIC de Linhares, hoje, a 3° Subseção conta com aproximadamente 150 jovens advogados em início de carreira, que vêm sendo amparados através das atividades desenvolvidas pela Comissão.